Elcio da Silva Barros, nascido à 16 de junho de 1973, filho do casal mineiro de Itaverava – MG; Nelson e Lucimar, Elcio nascia numa família Cristã no bairro de Campo Limpo, Zona Sul de São Paulo - SP, numa família humilde e muito cristã, tendo duas irmãs Arlete e Luana e o irmão Lucas que partiu para o Pai aos sete meses de gestação.

           Com 12 anos inicia curso de ajustador e torneiro mecânico na Associação Franciscana do Brasil coordenada pelo Pe. Eduardo Ramos, aos 14 anos começa a trabalhar na empresa YORK, alternando com o estudo noturno na EEPSG Leonardo Villas Boas no Largo do Campo Limpo, no ano de 1987, já em 1989 passa a estudar no Colégio Radial em Santo Amaro e cursa Contabilidade.

No meio de todo este processo educacional vai trabalhar na secretaria da Paróquia São José Operário, sua Paróquia de origem em Campo Limpo – SP.

          Sempre esteve engajado no serviço pastoral da Igreja Católica e na Associação de Amigos de Bairro do Jardim Umuarama (SAJU).

          Entra no Seminário Diocesano de Campo Limpo.

É licenciado em Filosofia pela UNIFAI (Faculdades Associadas do Ipiranga) e Bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (hoje PUC – SP).             

Depois de ordenado Sacerdote e conferido o título de Pároco da Paróquia São Pedro Fourier na Super Quadra Morumbi em São Paulo, se vê desafiado a construir uma Igreja: www.saopedrofourier.com.

          Acaba gostando da experiência, do desafio de ter que buscar em vários livros o que era um “espaço liturgico” e cursa Design de Interiores na Escola Panamericana de Arte e Design, e na UNISAL: Arquitetura Religiosa e Arte Sacra, se especializando em reformas de Igrejas / espaço liturgico, segundo as orientações do Concílio Vaticano .

          Tem realizado projetos de interiores em igrejas, residências, áreas comerciais, salões, etc; em São Paulo – SP; Embú das Artes – SP; Sul da Bahia; Belém do Pará, Fartura - interior de SP, etc.

          Com criatividade, atenção ao desejo do cliente, economia, sustentabilidade e bom senso vem desempenhando seu papel profissional e humano na sociedade.

          Foi premiado (primeiro lugar) pelo concurso do STAND da revista Vogue promovido pela Escola Panamericana de Arte e Design.

          É filiado a ABD - Associação Brasileira de Design de Interiores e conta com parcerias que auxiliam no trabalho profissional de Design de Interiores.

No caso de ser um espaço liturgico as comunidades eclesiais sonham em ter um espaço adequado em que possam encontrar-se e elevar a Deus suas preces. A realização desse sonho demanda projetos e investimentos, sensibilidade e arte, fé e ação conjunta dos interessados. Busco seguir as orientações dos espaços liturgicos tendo como primeira base o livro de ESTUDOS DA CNBB 106 - ORIENTAÇÕES PARA PROJETO E CONSTRUÇÃO DE IGREJAS E DISPOSIÇÃO DO ESPAÇO CELEBRATIVO, sempre tendo em vista a realidade local, a dimensão Cristológica, o ser funcional e liturgico.

 

Design de Interiores

Elcio Barros, projetos despojado e único com personalidade.

Projetos